“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Há 60 anos, em um jogo com 8 gols, o Bangu empatava com o Bonsucesso

Foi apenas uma partida amistosa do Bangu e contra um time classificado como “pequeno”. Aparentemente apenas o placar de 4 x 4, não muito comum, além de ser uma recordação de acontecimento por múltiplos de décadas (nesse caso seis décadas), poderia suscitar algum interesse pelo evento. No entanto, aquele que se decidir pela leitura completa desse texto, poderá observar que há componentes interessantes na história desse jogo e no contexto em que ele se situa.

De 1950 á 1956 o Campeonato Carioca passou a ser disputado por temporada (como acontece hoje em quase todos os países do mundo), provavelmente devido à realização da Copa do Mundo no Brasil. Então, nesse período, tivemos as temporadas 1950/1951, 1951/1921, 1952/ 1953, 1953/1954. 1954/1955 e 1955/1956.

No início do ano jogavam-se as partidas restantes do Campeonato que começara no ano anterior. Depois havia um período de descanso para os jogadores e a reapresentação para a nova temporada. Até o Torneio Início, que era disputado no final do primeiro semestre ou no início do segundo, havia um período de mais ou menos dois meses em que os clubes participavam de jogos amistosos, em excursões nacionais ou internacionais ou ainda amistosos locais (na cidade do Rio de Janeiro ou nos municípios do antigo Estado do Rio de Janeiro). O torneio Início era disputado em um só dia e logo no final de semana seguinte iniciava-se a primeira rodada da nova temporada.

Em 1956 o Bangu encerrou a temporada 1955/1956 vencendo o mesmo Bonsucesso, por 3 x 0, no dia 17 de março. Vinte e três dias iniciou uma excursão (de 9 a 22 de abril) pelas cidades de Volta Redonda (RJ) – onde enfrentou e venceu o Atlético Mineiro (4 x 0) – Ilhéus (BA), onde enfrentou e venceu o Grêmio Itabunense (7 x 0) e o Selecionado de Ilhéus (1 x 0), conquistando a Taça Ariston Cardoso.

Voltando ao Rio de Janeiro, o alvirrubro completou um período de 42 dias em recesso. Voltou à campo em 3 de junho e Santos (SP), para enfrentar e empatar em 2 x 2 com o Jabaquara.

 De volta à Cidade Maravilhosa, o Bangu iniciou uma outra série de amistosos, agora locais, tendo em10 de junho enfrentado e goleado o Comercial – RJ, por 5 x 0, em jogo amistoso. No fim de semana seguinte, aí sim, tivemos o jogo amistoso que dá título a essa postagem.

Resumo do Jogo:

Sábado, 16 de junho de 1956
Local: Estádio da Rua Teixeira de Castro (RJ)
Placar: Bonsucesso 4 x 4 Bangu
Árbitro: Reinaldo Serra
Equipe do Bangu: Ubirajara Motta, Décio Esteves, Ladeira, Haroldo, Alvarenga e Darci Faria; Dorival, Grilo, Ubaldo Miranda, Mário e Nívio.
Técnico: Elba de Pádua Lima (Tim).
Gols: 1º tempo  Nilo (cobrando pênalti) e Valdemar; 2º tempo – Ubaldo Miranda, Grilo, Mário, Nilo, Grilo e Valdemar.

Observando os goleadores do Bangu nesse jogo, podemos destacar alguns detalhes sobre eles.

Ubaldo Miranda:
Marcou o primeiro gol do Bangu nesse jogo. Em toda sua história o alvirrubro carioca somente teve três jogadores com os nomes iniciados pela letra U: Dois se chamavam Ubirajara, o famoso goleiro Ubirajara Motta e o atacante Ubirajara Pereira de Araújo. O terceiro era o atacante Ubaldo Miranda. Ubaldo, vindo do Atlético Mineiro para o Bangu, em 1955, jogou pela equipe carioca até 1958, tendo atuado em 73 partidas (com 42 vitórias, 18 empates e 13 derrotas). Marcou 33 gols nesses jogos (uma média próxima de 1 gol a cada 2 jogos).

Mário da Paixão Mendes (Mário)

Mário (Mário da Paixão Mendes):
Marcou o terceiro gol do Bangu nesse jogo. Vindo das categorias de base do próprio Clube, onde foi Campeão Juvenil em 1953, foi profissionalizado em 1954 com o aval do técnico Tim e jogou pela equipe carioca até 1958, tendo atuado em 107 partidas (com 58 vitórias, 27 empates e 22 derrotas). Marcou 60 gols nesses jogos (uma média próxima de 3 gols a cada 5 jogos).

Grilo (Nilton Gonçalves dos Santos):
Marcou o segundo e o quarto gol do Bangu nesse jogo. Vindo do Santos para o Bangu, em 1955, jogou pela equipe carioca até 1957, tendo atuado em somente 18 partidas (com 12 vitórias, 1 empate e 5 derrotas). Marcou apenas 7 gols nesses jogos, (uma média próxima de 2 gol a cada 5 jogos).

Duas semanas e meia depois, no dia 4 de julho, em outra partida amistosa, o Bangu enfrentava a Seleção Brasileira que iniciava sua preparação para o Campeonato Sulamericano de Seleções (atual Copa América) de 1957 e para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1958, que seriam disputadas logo depois do Sulamericano. A Seleção Brasileira venceu por 3 x 2.

Dias depois, o Bangu viajava para Salvador (BA) para disputar duas partidas amistosas em apenas dois dias, no Estádio da Fonte Nova. Na primeira, derrotou o Botafogo – BA por 4 x2, no dia 13 de julho. Na segunda, foi derrotado pelo Vitória – BA por 2 x 1), no dia 14 de julho.

Como o Torneio Início seria realizado no dia seguinte (15 de julho) o Bangu atuou nessa competição com uma equipe formada por jogadores reservas.

Para o bom observador não passará desapercebido que o Bangu Atlético Clube jogava continuamente, tanto disputando o Campeonato Carioca, como jogando partidas amistosas, panorama muito diferente do atual.

Fontes: Bangu.NET / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário