“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

sábado, 11 de junho de 2016

Há 105 anos Castor marcava 3 gols e o Bangu goleava o Guarany (RJ) pelo Campeonato Carioca da 2ª Divisão

Há exatos 105 anos, no domingo, dia 11 de junho de 1911, o Bangu derrotava o Guarany (não confundir com o Guarani FC, do município de Magé, que foi fundado somente em 1913, coincidentemente por operários de uma fábrica têxtil) pelo placar de 6 x 0 em jogo válido pelo Campeonato Carioca da 2ª Divisão, realizado no Estádio da Rua Ferrer.
O Sr. Castor da Silva Reis é o segundo em pé (da esquerda para a direita)

A grande sensação desse jogo foi o atacante Castor (Castor da Silva Reis), que balançou por três vezes as redes do Guarany. Os demais gols foram marcados por Loth (2) e Orlando. O Bangu atuou e venceu com a seguinte formação: Raison, Chiquinho e Antônio Carregal; Arlindo, Roldão Maia e Edgar Calvert; John Hellowell, Orlando, Loth, Castor e Eugênio. 

Castor da Silva Reis atuou pelo Bangu em 47 jogos, entre 1911 e 1915. Foi um bom atacante que marcou 21 gols nessas partidas (média de quase 1 gol a cada dois jogos). Jogando pelo alvirrubro foi Campeão Carioca da 2ª Divisão em 1911 e 1914. Em 1922 o ex atacante iniciou uma nova etapa no Bangu AC; passou a fazer parte da diretoria do Clube, que  tinha James Schofield como presidente, José Villas Boas como seu seu vice, Guilherme Pastor e Vicente Jaconiani como secretários e ele, Castor da Silva Reis, como tesoureiro.
Time do Bangu AC, Campeão Carioca da 2ª Divisão em 1911

Em 1911 o Bangu conquistou o título de Campeão Carioca da 2ª divisão, ao empatar com o São Cristóvão em 1 x 1, na última partida do certame, no dia 22 de outubro daquele ano. Também conquistou o título de Campeão da Taça João Ferrer ao vencer com o Brasil AC por 3 x 0, na última partida do torneio.

Esse foi o primeiro Castor importante para o Bangu. O segundo somente viria 52 anos depois.

Fonte: Bangu.NET e História do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário