“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

sábado, 25 de novembro de 2017

Há 30 anos o Bangu vencia o Sport Club do Recife por 3 x 1, no Estádio Proletário e reacendia a esperança de um Título Nacional.

A Competição.

Em 1987 o Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, nomeado pela CBF de COPA BRASIL, deveria ser disputado por 28 clubes (do 1º ao 28º colocado), selecionados pela classificação de 1986. Ao Bangu restava jogar duas partidas referentes à temporada passada, já em 1987. Os jogos seriam contra a Ponte Preta, em Campinas, e contra o São Paulo, no Estádio Proletário. Venceu as duas: 2 x 1 na Ponte Preta, em 25/01/1987, e 1 x 0 no São paulo, em 28/01/1987. Com esses resultados o Bangu atingiu 26 pontos ganhos (naquela época a vitória valia somente 2 pontos) e terminou a competição classificado em 21º lugar, garantindo a permanência na 1ª Divisão em 1987.

Mas o futebol brasileiro, que ainda hoje é desorganizado, há 30 anos atrás era desorganizadíssimo. A CBF, a mercantilíssima e corruptissima CBF alegava falta de dinheiro para organizar o Campeonato e devido a isso fez um acordo, que se revelou canhestro, com os Clubes para tornar factível a competição. Nasceu um MONSTRO, denominado COPA UNIÃO. Na onda desse movimento foi gestado um outro aborto: O CLUBE DOS 13, que era composto por 20 Clubes (contando-se isso em Portugal, ao final do expediente, ali nas mesas do Chiado, faz-se os portugueses, já ingeridas algumas bagaceiras, rolarem no chão de tanto rir, chamando o contador, brasileiro, de mentiroso).

Como ficou configurado esse aborto do futebol brasileiro:

1- O grupo de elite, o Módulo Verde, com 16 Clubes (atendendo ao famigerado Clube dos 13), foi formado pelos clubes que estavam entre os 28 primeiros classificados de 1986 e que estavam nas 14 primeiras colocações no Ranking da CBF, complementados por Botafogo e Coritiba (que oficialmente haviam sido rebaixados). Esses clubes disputavam o Troféu João Havelange.

2- O grupo secundário, o Módulo Amarelo, com 16 clubes (incluído pela CBF para colocar sua impressão digital na competição), foi formado pelos 14 clubes que estavam entre os 28 primeiros classificados de 1986 e não foram incluídos no Módulo Verde, complementados por Sport e Vitória (que oficialmente haviam sido rebaixados). Esses clubes disputavam o Troféu Roberto Gomes Pedrosa.

3- Ficou acertado entre a CBF e o Clube dos 13 que ao final da fase de grupos módulos Verde e Amarelo. haveria um quadrangular final (o famoso "cruzamento", do qual não há referência no regulamento, sendo uma criação do Flamengo e do Internacional) entre os 1º e os 2º colocados nos módulos Verde e Amarelo. O vencedor desse quadrangular seria o Campeão Brasileiro de 1987.

Para resumir o monstrengo, vejamos:

1- O Botafogo de Futebol e Regatas (RJ) que foi o 32º colocado em 1987 e foi rebaixado para o grupo equivalente a 2ª divisão e teria que disputá-la em 1987, foi alçado à 1ª Divisão e no grupo da elite (o Módulo Verde).

2- O Coritiba Foot Ball Club (PR) que foi o 44º colocado em 1987 e foi rebaixado para o grupo equivalente a 2ª divisão e teria que disputá-la em 1987, também foi alçado à 1ª Divisão e no grupo da elite (o Módulo Verde).

3- O Sport Clube do Recife que foi o 44º colocado em 1987 e foi rebaixado para o grupo equivalente a 2ª divisão e teria que disputá-la em 1987, foi alçado à 1ª Divisão, mas no grupo secundário (o Módulo Amarelo). O Sport acabou sendo consagrado o Campeão Brasileiro de 1987.

A participação do Bangu AC.

O Bangu, 21º colocado no Campeonato Brasileiro de 1987, era legítimo dono de uma vaga na 1ª Divisão em 1987; realmente aí ficou, mas em um grupo secundário (Módulo Amarelo). Esse módulo foi dividido em duas Chaves de 8 Clubes cada uma. O Bangu ficou na Chabe B, com



Nenhum comentário:

Postar um comentário