“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

domingo, 5 de junho de 2016

Dois anos da Inauguração da estátua do verdadeiro "Pai do Futebol Brasileiro"

Há exatos dois anos, no dia 5 de maio de 2014, foi inaugurada a estátua do escocês Thomas Donohoe, conhecido entre os operários da Fábrica Bangu, naquele final do século XIX, como Seu Danau.

A ideia de se construir e instalar uma monumento ao homem que, hoje já se pode confirmar através de documentos, organizou a primeira partida de futebol no Brasil (que foi na realidade o que chamamos de "pelada", mas não desmerece nem invalida o pioneirismo), foi do Sr. Benevenuto Rovere Neto (presidente do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos), que levou o projeto ao cenógrafo Clécio Régis, banguense fervoroso, que em seu ateliê, em Bangu, estruturou e deu as formas definitivas ao monumento.


Carlos Molinari, que pesquisa com muita competência a história do Bangu Atlético Clube Bangu, teve um relevante papel nesse processo de revisão da história do futebol no Brasil. O pioneirismo de Donohoe sempre foi uma verdade para os banguenses, no entanto essa verdade não posia ser comprovada devido à inexistência de documentos comprobatórios. Porém, com a colaboração de historiadores escoceses, Molinari, enfim, obteve sucesso e reuniu documentos oficiais que comprovam o pioneirismo do escocês.


A estátua foi erguida em uma área externa do Bangu Shopping (que ocupa as edificações e as áreas da antiga fábrica Bangu), onde, provavelmente se realizou a partida de futebol histórica.


A solenidade de inauguração do monumento, que hoje completa dois anos, teve a participação da festiva torcida banguense, de ex jogadores do Bangu A C, de autoridades locais, de personalidades escocesas e da imprensa internacional.

Também tiveram valiosa participação nesse processo, o Professor Rogério Melo e a Sra. Júlia Rovere. 

Fonte de consulta: O Dia (on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário