“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

sábado, 24 de maio de 2014

Há exatos 95 anos acontecia a primeira partida internacional do Bangu Atlético Clube

Há exatos 95 anos acontecia a primeira partida internacional do Bangu Atlético Clube

No dia 24 de maio de 1919, um sábado, o Bangu A. C. fez a sua primeira partida internacional.

No ano de 1919, entre o Torneio Início e o Campeonato Carioca, no período de 13 a 29 de maio, foi disputado o Campeonato Sul Americano de Seleções, com as partidas realizadas no estádio do Fluminense F. C., nas Laranjeiras. A Seleção da Argentina havia, na sua última partida (22 de maio), goleado a Seleção do Chile por 4 x 1, mas terminou a competição em terceiro lugar (as Seleções do Brasil e do Uruguai terminaram empatadas e disputaram o título em um jogo extra, no qual a Seleção Brasileira sagrou-se campeã); então, convidados pelo recém empossado presidente do Bangu, Sr. Firmino de Carvalho, os  argentinos compareceu à Cancha Encantada da Rua Ferrer para disputa de uma partida amistosa no dia 24 de maio, antes do seu retorno ao país platino.


O jogo terminou empatado em 1 x 1, marcando para o Bangu o atacante Américo Pastor. O Bangu jogou com Mattos, Luiz Antônio e Leitão; Claudionor, Joppert e  Adherbal; Waldomiro, Américo Pastor, Patrick, Feliciano e Antenor.

O goleiro banguense, José de Mattos, intuindo que aquele jogo entraria para a história do seu Clube, registrou as escalações do Bangu e da Seleção da Argentina.

Bangu A. C.: José de Mattos, Luiz Antônio da Guia e Albanito Nascimento (Leitão); Claudionor Corrêa (Bolão), Antenor Silva (Joppert) e Adherbal Costa Oliveira; Waldemiro Silva, Américo Pastor, Patrick Donohoe, Feliciano Machado e Antenor Corrêa.

Seleção da Argentina: Saporite, Benicasa e Castagnole; Olazar, Uslenghi e Martínez; Calomino, Layola, Clack, Izaguirre e Perinetti.

Notas: 

1- Na escalação do Bangu, entre parênteses está o nome pelo qual o jogador era conhecido. 

2- Na Seleção da Argentina, o goleiro Saporite e o zagueiro Benicasa pertenciam à Seleção Uruguaia.

Não há registros sobre o nome do árbitro da partida, sobre o autor do gol argentino e sobre o público presente ao jogo. 

 Fonte: BANGU.NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário