“Para os seus verdadeiros torcedores, o que vale é o caráter superior que inspirou a sua fundação e que está presente na alma de cada banguense.”

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Há 65 anos o Bangu empatava com o Peñarol em Montevideo

Há exatos 65 anos, em um domingo, 1º de julho de 1951, o Bangu disputava uma partida amistosa internacional, jogando contra o Peñarol do Uruguai, no Estádio Centenário, diante de 22.619 espectadores.

O Bangu tinha formado um forte time para a temporada de 1951. Na inauguração dos refletores do Maracanã, no dia 30 de janeiro desse ano, conquistou o título de Campeão do Torneio Início do Rio - São Paulo. Depois, formando um combinado com o São Paulo FC, participou de uma vitoriosa excursão de 13 jogos pela Europa, com 9 vitórias, 2 empates e somente 2 derrotas

Findo o Torneio Municipal, o Bangu embarcou para Curitiba, onde no dia 24 de junho jogou e empatou com o Coritiba FC, por 2 x 2. De Curitiba a delegação banguense seguiu para o Uruguai para disputar 2 partidas conta o CA Peñarol. O primeiro jogo, no Estádio Centenário de Montevideo terminou empatado em 2 x 2.



O Estádio Centenário de Montevideo, palco do jogo Peñarol 2 x 2 Bangu.
Seu nome homenageia os 100 anos da primeira Constituição Uruguaia.
É considerado um Monumento ao Futebol Mundial.
Foi eleito Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Peñarol, atual campeão uruguaio, tinha como atração o lendário Ghiggia (Alcides Edgardo Ghiggia), aquele mesmo que calou o Maracanã em 1951, e o Bangu, além do grande Zizinho, tinha como seu capitão o zagueiro argentino Rafanelli (Ramon Roque Rafanelli), que disputou, entre 1949 e 1953, 122 partidas pelo alvirrubro e nunca foi expulso.


Ghiggia, o homem que calou o Maracanã em 1950.

O capitão banguense Rafanelli.

Logo no início da partida, aos 5 minutos de jogo, Vidal abriu o marcador para os aurinegros uruguaios. Teixeirinha empatou para o Bangu faltando 5 minutos para encerrar o primeiro tempo. Na segunda etapa o carrasco Ghiggia colocou os carboneros na frente do placar, aos 8 minutos. Mas menos de 10 minutos depois, Joel empatou para o Bangu, permanecendo a partida em 2 x 2 até o seu final.

O Bangu jogou e empatou com a seguinte formação:  Pedrinho, Rafanelli, Mendonça, Mirim, Pinguela e Djalma; Moacir Bueno, Zizinho, Joel, Teixeirinha e Nívio. O técnico era o também uruguaio Ondino Viera.

No domingo seguinte, dia 8 de julho, o Bangu, com seus jogadores em péssimo estado físico devido à violência uruguaia no primeiro jogo, foi derrotado pelo mesmo Peñarol por 2 x 0.

Fontes: Bangu.NET / Wikipédia / LIVROZILLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário